terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tõkõ #8 O futuro dos jogos multiplayer (parte 1)

Konnichiwa, minna-san! Hoje de manhã decidi fazer um post sobre o futuro dos jogos multiplayer. Com o decorrer das idéias, decidi que tudo ia ficar muito grande num post só, então dividi em duas partes, pra que ninguém fique de saco cheio lendo tanta coisa num dia só. Mas enfim, vamos ao que interessa!

Decidi fazer um post sobre isso porque já faz um bom tempo que o presidente da Eletronic Arts have spoken a respeito do fim dos jogos single player. Honestamente, não confio nem um pouco no que ele diz, e digo isso tanto com argumentos de jogos singleplayer, como também com jogos multplayer offline em mente!
Meu primeiro ponto para não acreditar no que Frank Gibeau disse trata-se de jogos singleplayer.

Embora temos uma grande variedade de jogos online com gameplays interessantes e bem dinâmicos, ainda assim gostamos muito de sentarmos no nosso sofá e ligar um game do Super Mario, Legend of Zelda, Metal Gear, Sonic, e os exemplos não param. Todos esses personagens fizeram história independentemente se você gosta deles ou não, e a cada jogo novo que sai de um desses personagens, sempre haverá milhares de japoneses early adopters pessoas correndo nas lojas para comprá-los. É óbvio que o presidente da EA, quando afirmou o "fim" dos games para um jogador só, não lhe passou pela cabeça esses jogos clássicos (provavelmente porque a própria EA não foi capaz de criar uma franquia tão marcante em seus 30 anos de história). Na verdade essa afirmação chega a ser até mesmo um grande absurdo, considerando o sucesso de Mass Effect (num Xbox ou PS3, tanto faz) nesses últimos tempos. Bem recebido por gamers e críticos, Mass Effect já está em seu segundo game, com elementos de RPG num jogo Shooter-futurista e visuais de cair o queixo. Resumindo: são jogos clássicos como Zelda, Metroid, Metal Gear e Megaman; assim como os "jogos-Fable" que impedirão o fim e a decadência dos jogos singleplayer. Ufa, ao menos podemos ficar mais sossegado com eles.... Mas e quanto aos jogos multiplayer offline?

Ok, tenho que admitir que hoje em dia esse tipo de jogo decaiu muito. Me lembro da época do SNES, em que os games para multijogadores eram demais, como Super Mario World, Donkey Kong Country e os clássicos Disney's Magical Quest. Hoje em dia, porém, encontramos bizarrices da natureza como Lego Star Wars (temos também as séries Indiana Jones, Batman e Harry Potter para completar a desgraça o pacote), Crash Bandicoot:mind over mutant, Mortal Kombat:shaolin monks, Destroy all humans 2, enfim, uma série de jogos que fizeram com que a fama dos jogos co-op sofresse uma grande decadência. Se você leu algum desses títulos e gosta de um deles, me perdoe por falar tão mal dele, mas essa é a verdade: esses jogos são ruins! E exatamente por isso, muitos preferem jogar um Fifa online, ou talvez um Halo, e por que não Monster Hunter 3, do que gastar horas da sua vida com esse monte de lixo atômico! *rage*

Mas, tem outro fator que ajuda os jogos multiplayer online: é a questão da "ausência" de outras pessoas. Embora você, quando joga um game no modo online, esteja lutando (ou ajudando, whatever) um jogador, ele pode estar na Europa, nos Estados Unidos, no Japão, no fim do mundo, enfim, são pessoas que estão perto, e ao mesmo tempo longe de você. Isso economiza espaço da sua casa, e principalmente espaço na sua TV, que apenas se preocupa em focar no seu personagem, e não no dos outros também. Mas, por outro lado, essa "presença" do outro é que torna os jogos multiplayer offline tão interessantes: jogos de tabuleiro como Mario Party ou Dokapon Kingdom, são games que devem ser jogados offline: a graça está exatamente em ficar competindo/ajudando o cara do seu lado, rir com ele ou rir dele, ficar enfurecido com ele, todos esses sentimentos que você nunca teria se jogasse Mario Party com um cara do outro lado do mundo: o game, nesse ponto, fica parecendo muito mais um jogo singleplayer do que multiplayer.

Bom, se temos os jogos de tabuleiro que, por um lado, são mais divertidos se forem jogados offline, para que as pessoas voltem a se interessar nos jogos co-ops, será necessário resolver um problema muito mais complexo: a câmera. Como colocar dois personagens, num mesmo local, sendo que ambos devam ter total acesso a câmera do jogo, para que nenhum jogador saia prejudicado? É com essa questão que encerro o post de hoje, minna-san. Mas não se preocupem: amanhã trarei de achar uma resposta para esse problema. Por enquanto, até a próxima! Sayonara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário