terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tõkõ #5 oldschoolers, bookworms e Chocobo's Crystal Tower

Konnichiwa, minna-san!


Estava me lembrando dos bons momentos da minha vida em que eu passava horas jogando Super Mario World, Donkey Kong Country, os Disney's Magical Quests, e por aí vai... Como um oldschooler que sou, isso é, uma pessoa que curte bastante as coisas mais, digamos, antigas. Na verdade a expressão oldschool não se resume a apenas videogames. Um oldschooler é aquele cara um tanto saudosista, que gosta de qualquer coisa mais clássica, mais refinada.
Mas, tomem um pouco de cuidado para não confundirem oldschoolers com bookworms (traças de livro, traduzindo). Estes são um tanto difíceis de lidar, em termos de videogames: são aqueles que acreditam que os produtores de jogos de hoje fazem porcarias, comparados aos produtores do passado, e por isso, eles literalmente preferem o clássico, o antigo, e o obsoleto do que ao novo (e muitas vezes mais prático também). São muitas vezes criticados, e na minha humilde opinião, creio que são pessoas teimosas, que não dão o braço a torcer para as coisas novas. Bom, só ficar falando e falando também não resolve, acho que seria melhor eu mostrar a diferença entre um oldschooler e um bookworm na prática... Ikuze!
Vamos utilizar um fato simples como exemplo: o gameplay modificado de Resident Evil 4 e 5, em comparação a seus antecessores. Claro que poderia ser com outro tipo de assunto, como "a nova voz de Homer Simpson no Brasil", mas vamos nos focar apenas num fato de videogame para vocês perceberem bem essa diferença. Não sei como o novo gameplay de RE repercutiu no mundo, mas eu sei que no Brasil tal assunto foi um grande diviso de águas, porque os que gostaram da mudança e os que detestaram estavam em número quase igual; 50-50. Agora, o que um oldschooler e o que um bookworm diriam a respeito dessa mudança:

Oldschooler: "Ah, puxa, os novos Resident Evils não tem o fator nostálgico por causa do novo gameplay, mas acho que se mudaram, é porque foi uma decisão muito bem pensada, e não atrapalha a diversão do game, eu ainda me sinto jogando um Resident Evil."

Bookworm: "Pow, mudaram justamente o que destacava Resident Evil dos demais jogos de terror! Achei uma droga a mudança, parece até que estou jogando outro game!"

Ok, se você tem a opinião mais parecida com a primeira frase, então parabéns: você soube pensar não só no jogo em si como no que fez os produtores a mudarem o gameplay dele. Se você tem a opinião mais parecida com a segunda, bom..... Você é um bookworm, eu suponho, haha.... Sério, não sei como tem gente que gostava do modo de jogar dos REs mais antigos: você se movia em quadrados pelo chão, e as opções de mira eram bem menores do que atualmente. Sinceramente, quando eu jogava RE, me sentia muito mais dentro de um jogo "mistery dungeon" do que dentro de um horror game. Sim, eu gostei das mudanças na jogabilidade, e acho que os bookworms de hoje deviam parar com essa frescura teimosisse de que os jogos pioram com o passar do tempo. Isso não é só uma grande mentira, como também despreza todo o trabalho e o esforço dos novos produtores. Se você curte um jogo classicão, sem problemas... Mas lembre-se sempre disso: cada um tem seus gostos. Por isso, não cofunda o seu gosto, com o melhor.

Bom, pra terminar o post, vou façar sobre Chocobo's Crystal Tower. Trata-se de um aplicativo de facebook, criado pela própria Square-Enix. É bem simples: você é um criador de chocobos (aquelas aves grandonas e kawaiis de Final Fantasy), e seu objetivo é criar vários chocobos para eles entrarem em torres-dungeons, e assim lutar contra as forças do mal para que a paz reine sobre o reino onde você vive. É um aplicativo legal para quem está de férias e não tem nada para fazer. Estou jogando, e acho que seria bacana mais pessoas jogarem também. A única coisa "ruim" é que ele só está disponível em inglês ou japonês. Então, pra aqueles que não sabem nenhuma dessas línguas, pode ser um pouco difícil de jogar... Mas mesmo assim não custa nada tentar! E vou ficando por aqui por hoje, porque estou bem cansado. Sayonara, minna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário