segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tõkõ #4 Ídolos do mundo real e ídolos fictícios

Konnichiwa, minna-san! Fiquei 2 dias sem escrever aqui porque realmente estava sem idéias... Mas depois de rever um episódio de The world God only knows, decidi tratar desse tema presente no título: o conflito entre "ídolos do mundo real" e "ídolos fictícios". É, o post vai ser somente sobre isso porque tenho de escrever muita coisa, então peguem a pipoca e senta que lá vem história! (eu sei, trocadilho horrível, não pensei em nada melhor)


Antes acho legal explicar o que é um "ídolo", no conceito que estou trabalhando aqui... Não, não é só apenas aquela pessoa que sai na capa da Veja ou que faz parte do elenco da novela das oito, tô falando em ídolos no sentido de terem conseguido seus "15 minutos de fama", de algum jeito inacreditável, ou até mesmo bizarro. Estou contando como "ídolo" tanto pessoas como Suzana Viera quanto o Mike Mosqueiro *espera alguns minutos até você ver o vídeo* ...Ok, deu pra entender que estou abrangendo muito a concepção de "ídolo" certo? Então vamos em frente!
Tem coisas nos ídolos do mundo real que realmente me intrigam: como eles conseguem ter a "brilhante capacidade" de jogar sua fama pelo ralo do esgoto! Muitos vão vir me criticar aí embaixo, mas antes de postarem, por favor deixem-me explicar. O caminho da vida de uma ídolo real sempre será esse: "começo humilde > sucesso abrupto > polêmica séria > esquecido por todos". Ainda não acreditam? Então tá, pensem em um grande ídolo, atualmente morto, e tenta encaixá-lo naquele esquema que eu mencionei antes....... Bem, se você pensou em: Cazuza, Cássia Eller, Michael Jackson, Jim Morrison, enfim, vocês devem ter notado que, quando pegamos algum artista (principalmente músico) de muito sucesso, ele vai e faz a cagada alguma coisa imbecil, que faz com que gere muita discussão e polêmica. E olha que o número de pessoas que entrariam naquele esqueminha aumentaria se eu não tivesse "filtrado" a lista para apenas ídolos mortos! O fato é: ídolos do mundo real, um dia vão fazer alguma coisa errada que vai gerar seu próprio fracasso!
Até tem alguns ídolos que conseguem escapar de tudo isso... São raras exceções até, mas que mesmo assim não duvido muito que um dia farão/dirão algo que deixará todos seus fãs p da vida. Claro que, no momento, só consigo me lembrar de Aya Hirano, dubladora da Haruhi, Konata, entre outros. Numa entrevista para um programa japonês feminino, ela revelou algumas verdades sobre sua vida que deixou muitos de seus fãs enlouquecidos... Não estou com tempo para relatar tudo, mas considerando que sua página na Wikipedia japonesa foi alterada para "MORRA MORRA MORRA MORRA MORRA MORRA MORRA!", pode apostar que foram grandes revelações.... Só vou dizer uma coisa que ela falou que, a meu ver, ela jamais deveria ter dito: "Eu não gosto quando meus fãs ficam elogiando a mim e ao meu trabalho" .... ZETSUBOU SHITT- ok, ok, eu até entendo o que ela quer dizer em relação aos otakus japoneses, porque eles geralmente são meio obcecados mesmo (não os achem nojentos, culpem a ética japonesa de construírem pessoas 100% tímidas!), mas ela devia ter se lembrado que ela não é só uma ídolo do Japão: o mundo já conhece a voz por trás de Haruhi Suzumiya! Dizer que não gosta que seus fãs a adorem é o mesmo que o Papa afirmar que não gosta dos católicos! Inadmissível, simplesmente inadmissível! Eu, como ser humano e também fã dela, fiquei indignado com o que ela falou, e digo mais: é bom ela parar de ir nesses talkshows antes que dê com a língua entre os dentes de novo... Oh wait, ela JÁ FEZ ISSO ao afirmar que não gosta de preservativos, o que pode influenciar a cabeça de seus fãs jovens! Agora sim... ZETSUBOU SHITA!! Esses fãs do mundo real fazem/falam tanta droga que isso me deixa desesperado!!

Mas, se por um lado os ídolos do mundo real ficam meio maluquinhos quando a fama lhes sobe a cabeça, por outro temos as ídolos fictícias. São personagens que se consagraram pelo seu carisma e personalidade. Mario, Hatsune Miku, as personagens de um anime qualquer, e por que não colocar também Victor Valentim nessa lista? Todos eles fazem parte de um mundo que nós, seres humanos comuns, não podemos entrar em contato: ficamos apenas observando e imaginando como seria legal se tais pessoas (ou coisas, se seu ídolo fictício for o Annoying Orange) pudessem participar do nosso mundo também.... E sabem: por incrível que pareça, a cada dia essas personagens ganham mais e mais fãs. Ao contrário das ídolos do mundo real, que após atingirem o sucesso, tendem muitas vezes a fazer besteiras, como beber, fumar, ou falar bobagens, as ídolos fictícias andam pelo caminho da evolução: ganham forma, personalidade, voz, e por último: aparência em três dimensões. E mais e mais pessoas começam a gostar dessas personagens, porque elas não fumam, bebem, e muito menos falam bobagens na frente de seus fãs: são seres perfeitos, que não possuem falhas e, por isso mesmo, são dignos de serem chamados de "ídolos".
Mas esperem, eu também me esqueci do terceiro tipo de "ídolo". Sim, meus alunos, existem os ídolos reais, com suas imperfeições óbvio, mas que ousam chegarem a perfeição: tentam superar seus medos, consertar seus erros, e se desculpar por suas falhas. Isso me faz concluir que os verdadeiros "ídolos", que realmente merecem o nosso respeito e admiração, são os que tentam corrigir suas imperfeições. Eles merecem muito mais o nosso respeito porque, primeiro, eles tentam ser perfeitos, e segundo, porque mesmo com tanto esforço por parte deles, eles não chegam a mediocridade da perfeição.

Então é isso minna-san, o post está acabando, mas não deixem de votar na enquete do semestre! Sayonara minna!

Um comentário: